BICICLETAS…AO TRABALHO!

Em 1988 me lembro que atravessava São Paulo para ir ao trabalho de bicicleta, na antiquíssima caloi cruise, sem marcha e bem pesada. Mas era jovem e sobrava disposição porém, faltava um chuveiro para estar mais apresentável aos clientes.

Em outro momento, em 2005, por dois anos também a bicicleta foi meio de transporte para me levar ao trabalho e aos finais de semana a praia. Lembrei destas aventuras em razão do dia mundial de bike ao trabalho, comemorado no dia 11 de maio.

Em rede nacional, o Bom Dia Brasil apresentou uma matéria sobre uma pessoa que trocou o transporte público pela bicicleta, e demonstrou os ganhos para saúde física e mentais após um mês, comparando com os resultados iniciais.

Para pedalar em uma cidade de transito complicado como São Paulo ela teve o apoio da ONG Bike Anjo para orientação no trajeto de casa ao trabalho. Na época em que fiz isso não tive esse suporte, aliás pouco se falava de mobilidade urbana ou uso da bicicleta.

Por mais estranho que possa parecer, mudar seu meio de transporte por um mais saudável e sustentável tem sido a opção de várias pessoas e as pressões por melhores condições aos ciclistas estão aumentando. Essa data incentiva que os motoristas reflitam sobre a segurança dos ciclistas e considerem a bicicleta como meio de transporte, além de sua utilização como lazer.

Aqui na região pratica-se muito o ciclismo como esporte e aos fins de semana, mas ainda se vê a bicicleta sendo utilizada para ir ao trabalho. Porém seria por opção ou por falta alternativas em usar outro meio de transporte? O dia de bike ao trabalho é justamente para mostrar que pode ser viável sua utilização por opção, uma escolha melhor para a sua saúde e a do planeta.

Seja qual for sua bicicleta, idade e razões… Venha pedalar conosco!

Karniça Bike

No facebook: @bikeanjovalenca


Comente