CICLOVIDAS EM MOVIMENTO

O Brasil tem 32 ciclistas internados por dia devido a acidentes e, segundo o Ministério da

Saúde, em 2014, foram 1.357 mortos. Por essa razão, os ciclistas de Valença foram às ruas, neste sábado, 14 de abril, ao final da tarde, pedalando pelas ruas da cidade de Valença, comunicando à população a importância do ciclismo, os direitos e também deveres de motoristas e ciclistas.

Mas não foi apenas em Valença que a conscientização aconteceu. O 14 de abril foi marcado por ações que aconteceram, ao mesmo tempo, em várias cidades do Estado. O evento já está inserido no calendário estadual de atividades da região. Esta data representa um dia de mobilização e ações que despertem a atenção da população e responsabilidade de autoridades sobre importância da bicicleta na mobilidade urbana, segurança e respeito aos ciclistas.

A data foi escolhida em virtude da Lei Estadual n° 13.829, de 26 de dezembro de 2017, que cria o dia de incentivo ao ciclismo na Bahia.

Aproveitamos para lembrar aos que pedalam nas cidades que o Código de Trânsito Brasileiro, artigo o 58 diz que os ciclistas devem utilizar “o mesmo sentido regulamentado para via” e que têm “preferência sobre os veículos automotores”.

Estima-se que Valença tenha mais de 200 bicicletas circulando no trânsito da cidade e, neste dia, reuniram-se vários grupos organizados paras realização da “pedalada”: Valença bike, Tonho’s Bike, Pedal do Galo, Anjos da Trilha, Karniça Bike, além de muitos  independentes.

Além de carro de som com explicações sobre a manifestação e convites para a população, os ciclistas fecharam a ponte sobre o rio Una para realização de uma oração em demonstração da importância que tem a união e organização das pessoas em torno da causa do ciclismo. Assim como ficou registrado no texto da Lei baiana, o propósito é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, esporte e atividade de lazer. Seja qual for sua bicicleta, idade e razões… Venha pedalar conosco!

Fonte: texto escrito por Tarciso Botelho, pedaleiro do Karniça Bike.


Comente