De Speed na Terra

GRAVEL Bikes

Meu amigo Reinaldo Varjão me disse que prefere pedalar no asfalto, mas ele tem uma bicicleta de MTB, para terra e trechos sem asfalto. Vivemos em meio a trechos de estrada de terra então uma bike apenas para o asfalto é um limitante. É verdade que se pode rodar com uma bicicleta para estrada de terra (MTB), mas o rendimento é menor, os pneus são largos e com cravos – gastam mais rápidos e agarram mais – a geometria do quadro esta voltada para outro fim e, enfim, se você não tem duas bikes em algum dos terrenos você terá perda de rendimento.

Quando era criança meu sonho era uma Caloi 10, na época a única bicicleta com marcha, para pedalar nas subidas em vez de empurrar! Mas hoje se pudesse ter uma bicicleta no estilo da velha Caloi 10 – uma bike de estrada ou Road Bike – eu preferiria uma bicicleta híbrida que juntasse os dois mundos: a terra e o asfalto!!

E seria possível conseguir isso? Agora isto é possível com uma Gravel Bike: uma bicicleta que roda bem no asfalto e encara um fora de estrada com boa eficiência.

Olhando a imagem, realmente parece uma Road Bike, mas não se engane: seu propósito é pedalar na terra com bom rendimento. Gravel vem do inglês cascalho, ou seja, ela foi pensada para andar fora do asfalto, por isso, embora pareça um Speed, ela tem a geometria do quadro diferente, visando o conforto, pneus largos e com cravos para o fora de Estrada.

As pesquisas, vídeos e depoimentos nos mostraram que ela é mais rápida que as MTB, tanto no asfalto quanto nos estradões de terra de chão batido. Mas como toda híbrida não vai ser boa em tudo em todos os terrenos: as road bikes são mais leves e mais rápidas, e somente as MTB chegarão em single tracks fechados.Mas é bem divertida, roda em diferentes terrenos e uma ótima opção para quem roda muito em asfalto e estradão!

E veio para ficar, pois já temos dois modelos nacionais, tivemos recentemente a primeira competição nacional, e movimento cresce rapidamente… Prepare-se a bike Divergente!!

Tarcísio Botelho é ciclista karniça e Bike Anjo

https://www.facebook.com/bikeanjovalenca/


Comente