Disciplina!

“Disciplina é prática incessante, e ter intimidade com o que se faz,” Monja Coen

Os atletas que pedalam para melhorar a performe no esporte essa palavra tem grande importância. Recentemente lembrei aos colegas sobre o tema, pois quando chove, sempre utilizamos isso como justificativa para ficar na cama. Para quem apenas “pedala”, você termina arrumando “justificativas” para não fazer atividade física com mais facilidade. Porém se você vai “treinar” isto exige uma disciplina ainda maior: é preciso acordar (pela manhã),  estar disposto e necessariamente  encarar o tempo que tiver: frio ou chuva. Esporte ao ar livre tem esses prazeres…

Ah! E tem um agravante, caso você seja empregado e não tenha flexibilidade de horário, ou seja, é aquele dia que se tem e não mais! Aí meu caro, o pedal deve ser “SEM TRÉGUA”!! Disciplina forte para não se abater e prosseguir em busca dos resultados programados.

Objetivos, metas e resultados, você tem?

Tenho ouvido muito “tenho objetivos”, mas raramente ouço “tenho disciplina”. Observo meus alunos e confesso que esta cada vez mais difícil ouvir histórias de sucesso, de resiliência, de pessoas que mantiveram o foco e conquistaram algo. Pense rapidamente: Uma importante conquista pessoal? Demorou para responder? Então precisa de novos eventos de sucesso em sua vida para aumentar a autoestima e seguir conquistando metas e objetivos.

Todo essa história serve pra lembrar que manter uma rotina de exercícios físicos, treinos, conquistar medalhas ou simplesmente emagrecer, usando a bicicleta, exige disciplina. Presenciei muita “magrela” parada, cheia de teia de aranha ou usada como cabide.

Parece difícil? Hoje recebi o resultado da minha bioimpedância e atingi a meta esperada de perder 08kg em menos de uma ano, sendo que reduzi mais de 4kg de gordura abdominal. Milagre? Disciplina…

Ganhar 2,5kg de massa muscular após os 40 anos exige muito esforço e, principalmente, abdicar de alguns confortos no início para ter conquistas lá na frente. Foram muitas pedaladas, reeducação alimentar, academia e principalmente não ter esmorecido, mantendo o foco nas metas que estabeleci.

Estão  todos  convidados a fazer parte desde círculo virtuoso de conquistas, sentindo prazer ao atingir o que programou e melhorando a autoestima. Uma dica que aprendi é dividir seus objetivos em etapas, e cada etapa conquistada uma comemoração!

Siga a gente!

Seja um ciclista Karniça!

Tarcísio Botelho é ciclista karniça e Bike Anjo

https://www.facebook.com/bikeanjovalenca/


Comente