HOJE É DOMINGO DIA DE FUTEBOL!

Já dizia o poeta Carlos Drummond de Andrade, “Futebol se joga no estádio, futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol se joga na alma”. Hoje é domingo, dia de futebol.  Aqui em Valença diversos espaços esportivos a bola rola para alegria e deleite dos apaixonados pela bola. Aliás, o poeta também escreveu, “A bola é a mesma: forma sacra para craques e pernas de pau”.

Hoje bem cedo o espetáculo acontece em um torneio beneficente na prainha, Boca da Mata, distrito de Maricoabo. Também muito futebol no ginásio de esportes do município (Valença), onde as meninas estarão desfilando em um torneio.  Na parte da tarde a terceira Copa do Café, zona rural de Valença, dará início a sua segunda fase.

Sem demérito a outros equipamentos esportivos do nosso município, mas chique mesmo, é o estádio Antônio Sereia, para nós o santuário do futebol valenciano.  Bahia da Baixa Alegre, atual campeão, enfrenta o Skiva pela segunda rodada do campeonato valenciano. Uma expectativa, será que o público terá o tamanho da partida na abertura, quando o Bolívia aplicou uma sapecada para cima do Valença (3 a 0)?  Oitocentas almas pagaram ingressos para assistir uma boa partida de futebol.

E o jogo, Como será? Existe favorito?

Duas equipes com filosofias diferentes. O Bahia privilegia os atletas naturais de Valença, alguns cascudos com bons desempenhos outrora. O Skiva, ao contrário, tem um elenco formado por atletas de outras localidades. Um time que possui muitas figuras já conhecidas.

Enquanto o time da Baixa Alegre terá a responsabilidade de se manter no topo, afinal é o atual campeão da cidade, o Time da Moda busca o resgate do espírito de campeão. Uma partida onde o Vermelho e Preto da Vila Operária é favorito, entretanto, não há nenhuma garantia de triunfo porque terá pela frente um adversário difícil e acostumado a derrubar Golias. Não há como negar a superioridade do Skiva.  Porém, não basta técnica, habilidade, organização tática e preparo físico.

Acredito no que escreveu o outro poeta, Nelson Rodrigues:’ Quem ganha e perde as partidas é a alma”. Esta é a minha opinião, segue o jogo meu caro internauta.

 


Comente