Paciência e Cadência.

Nesta semana, em que fiz o primeiro pedal sem dor, depois de vários meses, resolvi escrever para alertar os iniciantes no ciclismo, ou mesmo os que estão no esporte a mais tempo. Prevenção é melhor caminho para evitar dores e lesões e, além da velha dupla alongamento e aquecimento, existe uma característica de grande importância: paciência.

Doutora Luiza Botelho.

A ansiedade em aumentar a intensidade e participar de eventos e competições, leva muitos iniciantes a não dá o tempo necessário para que o corpo se adapte a exercícios mais intensos.

O preparador físico Leandro Abete, observou que nos primeiros meses de pedal, o aumento da capacidade respiratória possibilita aumentar a distância e intensidade de exercícios mas, nessa empolgação, o iniciante esquece que precisa ter musculatura e as articulações preparadas para esse esforço intenso. Provavelmente esse foi o meu caso… Agora com o joelho inflamado, entre fisioterapia e academia, deixo essa dica para o leitor: paciência!

Lembre-se que a principal máquina no ato de pedalar não é bicicleta, mas o seu corpo! Isso foi reiterado em encontro que fizemos na sede do Karniça Bike no mês de abril com a Doutora Luzia Botelho orientando os ciclistas dos grupos de Valença. Na ocasião foram mostrados os pontos críticos de lesão do ciclismo e como lidar com o desenvolvimento muscular. Fundamental: esteja sempre alongado para a prática esportiva, pois encurtamento muscular e alta intensidade frequentemente terminam em lesão.

Resumo da história: se você quer melhorar o desempenho, suba degrau por degrau, atente ao volume e intensidade de seus treinos e, mesmo quando você resolver utilizar a bicicleta diariamente, prepare-se e avance por etapas.

Procure observar a forma como você pedala e os pontos que mais lhe incomodam após a prática do esporte – joelhos, mãos, cintura. Consulte algum colega mais experiente para lhe orientar ou se estiver pensando em começar do zero basta procurar o Bike Anjo Valença que lhe ajudaremos no que precisar!

Abraços

Tarcísio Botelho é ciclista karniça e Bike Anjo


Comente