PARA QUE SERVE UMA ESCOLINHA DE FUTEBOL?

Existem três vertentes deste segmento que atualmente cresce em nosso país. Várias modalidades: futebol, voley, basquete, natação…, destinadas a acolher um público que vária em gênero e faixa etária.

A vertente 1. Desenvolver atletas com desempenho para alto rendimento. Vertente 2. Esporte com lazer e recreação. Vertente 3. Esporte como elemento formador da cidadania.

Agências e alguns ex-atletas consagrados utilizam de sua fama e prestígio para atrair público para sua escolinha, estabelecendo uma relação puramente comercial.

Vou me ater a terceira vertente. Esporte como instrumento formador do cidadão e cidadã. É este o trabalho realizado aqui em Valença pela Escolinha de Futebol Santa Luzia, sob a coordenação de Ubiraci, conhecido como Bira.

Desenvolvem aqui em nosso município (Valença-Ba), ações sócias educativas através do futebol como ferramenta pedagógica. Uma simples idéia fruto de outra idéia se transformou em um grande projeto que abraça cerca de 250 crianças e adolescentes espalhadas nos quatro cantos da cidade. Jambeiro, Paulo Freire, Jaqueira e Alto do São Roque.

Na manhã desta sexta-feira (18), o site www.entrandonaarea.com.br visitou o núcleo do Bairro da Jaqueira. Em conversa com o coordenador do projeto ele relatou suas facilidades e dificuldades e você pode conferir clicando nos áudios abaixo:


Comente