QUAL É O PAPEL DA POLÍCIA NOS ESTÁDIOS?

Será que é papel da polícia garantir a segurança dentro de um estádio de futebol?

Segundo o pensamento dos ingleses a polícia deve garantir a ordem pública enquanto o clube deve garantir a segurança dos espectadores.

Todos os estádios ingleses têm a figura do Oficial de Segurança. Um profissional altamente gabaritado responsável pela a segurança dos espectadores do estádio. Não somente em relação à violência, mas também nas questões de incêndios, tumultos, bombas, tragédias, etc.

O Oficial de Segurança do estádio trabalha em parceria com os comandantes da polícia e do corpo de bombeiros, oficial de primeiro socorros, serviço de ambulância, operadores de câmeras de segurança, operadores de rádios do clube e da polícia,  visando o bem estar do torcedor. No interior do estádio a segurança fica a cargo de Comissários privados, altamente treinados e que atuam na prevenção de tumultos.

Eles são responsáveis por orientar o público, atuar em pequenos incêndios e tumultos, avisar qualquer movimentação diferente, prevenir invasões de campo,  controlar os acessos, não permitir a aglomeração nas áreas de circulação e escape, colocar em prática os planos de contingências e muitas outras importantes tarefas.

A polícia tem a responsabilidade de garantir a ordem pública somente no exterior dos estádios, ou seja, permitir que o torcedor saia e retorne a casa sem nenhum transtorno.

A experiência inglesa no quesito segurança nos estádios é realmente hoje, merecedora de aplausos. Hoje em dia o torcedor britânico pode sair de casa com a sua família e ir a um estádio de futebol na certeza de que terão uma ótima experiência de entretenimento. Algo, impossível em outras épocas.

Infelizmente, no futebol brasileiro vivemos um ambiente ainda com muita insegurança,  principalmente no futebol profissional.

No caso do futebol amador, no quesito Campeonato Intermunicipal, já tivemos momentos bastante hostis, ou melhor, muita violência no interior e exterior aos estádios.  Com o rigor da Federação Baiana e com o apoio da Polícia Militar, o cenário mudou.  Na grande maioria dos jogos a paz tem prevalecido.

Na segunda rodada, a polícia militar esteve presente no Estádio Antônio Sereia (Valença), em quantidade e qualidade.  Espera-se que seja uma realidade em todos  jogos e em todos os equipamentos esportivos nesta competição, que é considerada a maior do pais

Fonte: www.estádiosearenas.com.br


Comente