Sem Parar

Contratempos acontecem…

Contratempos, condições climáticas e questões pessoais, dentre outros motivos, levam o atleta a diminuir a atividade ciclística. Mas isto não desista e nem fique muito tempo sem se exercitar!! Estou passando por esta situação e decidi compartilhar… Pouco tempo, às vezes uma atividade por semana ou quinzena, perda de rendimento e cansaço! Estou propondo que você aceite a situação sem, no entanto, abandonar o barco.

É preciso considerar que os praticantes de esporte outdoor (ao ar livre) terão dificuldades extras devido às intempéries, mas que não são limitantes: não esqueçam que temos os rolos de treinamento, facilitando você continuar pedalando dentro de casa.

Ciclista não de açúcar então menos justificativas e mais pedal e como diz o nosso querido Brou Bruto: “sem fingimento!” Tá cansado, com frio mas não se pode acomodar. É tão importante considerar isso que recentemente acompanhei o depoimento de um mobilizador do MTB que relatou o abandono repentino de ciclistas – que competiam e pedalavam muito e há muito tempo. Ou seja, temos dois perfis: os esquecem do lado pessoal por excessivo foco no esporte, e os que esquecem o esporte por tirar o foco dele completamente!

Por isso, é essencial lembrar de algo superimportante: temperança! É preciso dosar todas as atividades e demandas da vida cotidiana, sem abandonar o cuidado com a saúde, ou então mergulhar no esporte e competições e esquecer a vida pessoal. Temperança é achar o equilíbrio, a moderação entre os compromissos pessoais, profissionais e esportivos.

Mês anterior pedalei 240 km e esse mês apenas 40 km. No pedal agora pareço uma lesma com câimbra: aumentaram os tempos nos trechos, diminuiu a disposição e senti a regressão no desempenho. Apesar disso não se pode desistir. Mesmo que seja uma vez por semana está decretado: não pare!

Voltar depois de muito tempo é pior ou tentar negar que a vida de esportista era boa não adianta, só tapa o sol com a peneira. Vamos lá, sem fingimento, devagar e sempre!!

Tarcísio Botelho é ciclista karniça e Bike Anjo

https://www.facebook.com/bikeanjovalenca/


Comente