SIMPLICIDADE!

Quando criança sabia sobre tênis (o esporte) pelos meios de comunicação, pois praticar não era possível: esporte de rico!. Conheci o tênis por acaso, pois nas quadras de barão, os meninos de periferia tinham uma distinta função: pegar a bolinha que saía da quadra para ganhar uns trocados. Algumas raquetes e bolas em desuso foram doadas para os meninos “pegadores de bola” e então consegui aprender a jogar tênis.

Mas porque essa história, na seção de ciclismo? Justamente porque todos os esportes deveriam ser acessíveis, deveríamos ter direito a conhecê-los na escola e praticá-los independente da condição financeira.

Nos cicloturismos, não faz diferença se você está com uma bicicleta caríssima ou um modelo simples, uma de 5 mil ou uma de 500, o divertimento é o mesmo. Não se intimide pela simplicidade de seus equipamentos, isto não deve ser um limitante para pedalar. Para se ter uma ideia, recentemente o colega me disse para usar a parte de cima da luva para secar o suor. Perguntei: “como?” Ele olhou a luva e respondeu: “mas isso é luva de musculação!”. Meu óculos é de proteção, aqueles de plástico, o calçado é um tênis, a bike é “de entrada” (se chamam as mais simples), e por aí vai… Isso para lhe mostrar o contraponto com os modelos de carbono e acessórios que são mais caros que uma bicicleta!

O propósito desta conversa é desvelar o caminho que alguns tomam, em direção a ostentação e elitização no esporte. Será que já não está na mente de alguns que ciclismo é espote de rico, assim como eu pensava sobre o tênis?

A bicicleta, por sua importância ambiental e social deve ser acessível não só para o esporte mas também como meio de transporte e lazer. O transporte por bicicleta é o meio de transporte mais discriminado e quem trafega de bicicleta é sempre considerado o menos importante, além de ser o mais frágil.

Precisamos democratizar a bicicleta, pois mais que um modismo, é um estilo de vida!! Tire as teias de aranha daquela bicicleta velha, ou a de seu parente e vem pra rua! Acredite, bicicleta é democrático, é cooperativo e solidário. É pra todos gostos, tamanhos e orçamentos…

Tarcísio Botelho é ciclista karniça e Bike Anjo https://www.facebook.com/bikeanjovalenca/


Comente