Tricolor de aço. Torcedor solta foguete. Abre champanhe. Este filme é reprise.

 

O Bahia vem de uma bela vitória em Pituaçu. Venceu e convenceu. Fato que ainda não tinha acontecido. Torcedores comemoraram e com razão: 10 anos sem título e sete anos fora da série A, é um jejum considerável. Comemorar é preciso. Uma vibração com foguetes em uma mão e a maquininha de calcular na outra.

O matemático Tristão Garcia divulgou, nesta segunda-feira(19), de acordo com o profissional, o Bahia, atualmente na 16ª colocação com 27 pontos ganhos, possui 36% de chances de ser rebaixado para a série B. Primeiro clube na zona de rebaixamento, o Atlético (MG), com 24, tem 57% de probabilidade de cair de divisão. Conforme as contas dos matemáticos quarenta e sete (47) pontos garante na Série A. Vai ter que suar muito.

 

E papai Joel, já encontrou um modelo de jogo para o Tricolor? “Deixa-me explicar: modelo de jogo conforme Rodrigo Leitão, treinador da base do Corinthians e Doutor em Ciências do Esporte,” modelo de jogo é a maneira de jogar do time. Como os jogadores devem se comportar quando atacam, defendem e como faz a transição defesa-ataque, ataque-defesa”.

 

No futebol europeu existem times (Barcelona, PSV), que adotam um modelo de jogo e contratam o técnico que se encaixa dentro dos princípios estruturais,definidos pelo clube. É cultura organizacional, que geram comportamentos. Aqui, os times se submetem aos técnicos, alguns até inventam. O Bahia não é diferente. Joel Santana está quebrando a cabeça (diga-se de passagem, sem inventar), para com o elenco que tem encontrar a melhor maneira de jogar, ou seja, definir um padrão um modelo de jogo.

 

Neste domingo (18), deu certo o time deu sinais que pode encontrar uma maneira de jogar. Obteve um triunfo convincente. Agora este filme é reprise. Amanhã (21) enfrenta em casa o Atlético Paranaense e na próxima rodada o Timão paulista, lá no Pacaembu. Por isto, é muito cedo para soltar foguetes e correr atrás para pegar as flechas.

 

Esta é minha opinião. Segue o jogo…

*analista esportivo da equipe Entrando na área

 


Comente